Quem já está acima do peso e recebe um diagnóstico de hipotireoidismo, certamente acha que isso é uma sentença de que nunca mais vai conseguir perder peso na vida.
Quem está no peso, acha que irá engordar e que não conseguirá mais manter-se no peso recomendado.
O fato é que esse tipo de pensamento é muito comum, afinal, ainda há muitas dúvidas e mitos a respeito dessa condição de saúde.
É justamente por isso que hoje vamos entender um pouco melhor essa condição e ver como emagrecer com hipotireoidismo.
Entendendo o hipotireoidismo
A tireoide é uma glândula que atua na regulação do metabolismo. É ela que realiza a produção dos hormônios T3 e T4, que possibilitam que o organismo funcione corretamente.
Mais do que isso, os hormônios produzidos pela tireoide também ajudam a controlar a frequência cardíaca, a manutenção da taxa muscular, a temperatura corporal, os níveis de colesterol e diversos outros mecanismos.
Com isso, já podemos entender que quando há um problema na glândula, uma série de outras funções do corpo acabam se descompensando também.
O metabolismo também sofre influência da tireoide, mesmo não sendo regulado apenas por ela. Lembrando que o metabolismo é o conjunto de processos realizados pelo nosso organismo para manter a vida.
Com isso, para que o metabolismo funcione corretamente, ele depende de nutrientes ingeridos, atividades realizadas, quantidade de ossos, gorduras e músculos e também da idade.
Afinal, como emagrecer com hipotireoidismo
Considerando que o metabolismo é todo esse conjunto de fatores, podemos entender que a perda ou ganho de peso são resultantes da quantidade de calorias ingeridas em comparação com a quantidade de energia gasta.
Sendo assim, mesmo que uma pessoa tenha hipotireoidismo, ela poderá emagrecer se gastar mais calorias do que ingere diariamente.
Mais do que isso, o ganho de peso também é um processo multifatorial, englobando também a predisposição genética, nível de atividade física (sedentarismo ou não), e controle de taxas hormonais.
Mais do que isso, também é sempre recomendado tratar a condição do hipotireoidismo, para que a glândula possa voltar a funcionar normalmente e garantir que não exercerá influencia negativa na manutenção do seu peso.
Com o diagnóstico em mãos, o médico irá acompanhar as suas taxas hormonais, recomendará o uso de medicamentos específicos e orientará atividades que ajudem a regularizar o metabolismo.
Com isso, mesmo que você tenha hipotireoidismo não terá problemas para emagrecer se mantiver uma dieta adequada e bom nível de atividade física.